Você REALMENTE sabe a dife­ren­ça entre o que é Urgen­te e Impor­tan­te?

Você já se sen­tiu sobrecarregado(a), com uma lis­ta inter­mi­ná­vel de tare­fas e a sen­sa­ção de que tudo pre­ci­sa ser fei­to para ontem? Em um mun­do onde as deman­das pare­cem cres­cer expo­nen­ci­al­men­te, dis­tin­guir o que é real­men­te neces­sá­rio do que ape­nas gri­ta por aten­ção é um super­po­der.

MAS COMO?

O gene­ral e ex-pre­si­den­te ame­ri­ca­no Dwight. D.  Eise­nhower tem uma res­pos­ta que pode aju­dar. Em um dis­cur­so data­do de 1954, ele fez a seguin­te decla­ra­ção: “Tenho dois tipos de pro­ble­mas: os urgen­tes e os impor­tan­tes. Os urgen­tes não são impor­tan­tes e os impor­tan­tes nun­ca são urgen­tes”. Essa fra­se, ins­pi­ra­da no Dr. J. Ros­coe Mil­ler, deu ori­gem a uma das fer­ra­men­tas mais efi­ca­zes de geren­ci­a­men­to de tem­po: a Matriz Eise­nhower.

URGENTE vs. IMPORTANTE

A con­fu­são entre o urgen­te e o impor­tan­te é um dos mai­o­res sabo­ta­do­res da pro­du­ti­vi­da­de. Mui­tos de nós caí­mos na arma­di­lha de acre­di­tar que tudo é rele­van­te e exi­ge nos­sa aten­ção ime­di­a­ta. No entan­to, para uma ges­tão de tem­po efi­ci­en­te, é fun­da­men­tal saber dife­ren­ci­ar.

O QUE SÃO TAREFAS IMPORTANTES?

Tare­fas impor­tan­tes são aque­las que con­tri­bu­em dire­ta­men­te para seus obje­ti­vos de lon­go pra­zo, suas metas e seu cres­ci­men­to pes­so­al ou pro­fis­si­o­nal. Elas geral­men­te têm pra­zos mais fle­xí­veis, per­mi­tin­do um pla­ne­ja­men­to cui­da­do­so e exe­cu­ção estra­té­gi­ca. Pen­se em pro­je­tos que impul­si­o­nam sua car­rei­ra, no desen­vol­vi­men­to de novas habi­li­da­des ou em momen­tos dedi­ca­dos à sua saú­de e bem-estar. Igno­rá-las é adi­ar seu pró­prio suces­so.

Mas, de repen­te, algo que era “ape­nas” impor­tan­te pas­sa a ser urgen­te. Isso acon­te­ce prin­ci­pal­men­te, quan­do o pra­zo é esque­ci­do ou quan­do há pro­cras­ti­na­ção – ou seja, adi­a­men­tos cons­tan­tes.

Inves­tir tem­po nelas é essen­ci­al para o suces­so — mas como não “gri­tam”, mui­tas vezes são dei­xa­das de lado.

O QUE SÃO TAREFAS URGENTES?

Tare­fas urgen­tes, por outro lado, exi­gem aten­ção ime­di­a­ta. Elas são carac­te­ri­za­das por pra­zos cur­tos e, mui­tas vezes, ines­pe­ra­dos. Um e‑mail que pre­ci­sa de res­pos­ta em minu­tos, uma cri­se que sur­ge de repen­te ou uma deman­da de últi­ma hora são exem­plos clás­si­cos. Embo­ra pare­çam domi­nan­tes, mui­tas tare­fas urgen­tes não são impor­tan­tes e podem des­vi­ar seu foco do que real­men­te impor­ta, geran­do estres­se e ansi­e­da­de, dei­xan­do de lado o que real­men­te move nos­sa vida nos­so tra­ba­lho para fren­te.

Se o seu dia é uma cor­re­ria para apa­gar incên­di­os, tal­vez o pro­ble­ma não seja a urgên­cia — mas a fal­ta de dire­ção. Tal­vez você este­ja dizen­do “sim” demais ou pla­ne­jan­do de menos. E nes­se rit­mo, o que real­men­te impor­ta vai seguir sen­do adi­a­do — até virar mais uma urgên­cia.

A MATRIZ DE EISENHOWER: SUA BÚSSOLA PARA A PRODUTIVIDADE.

A Matriz de Eise­nhower é uma fer­ra­men­ta visu­al sim­ples, mas pode­ro­sa, que o aju­da a clas­si­fi­car suas tare­fas em qua­tro qua­dran­tes, per­mi­tin­do uma toma­da de deci­são mais inte­li­gen­te sobre onde alo­car sua ener­gia:

URGENTE E IMPORTANTE (FAÇA AGORA): São as cri­ses, os pro­ble­mas ime­di­a­tos e as tare­fas com pra­zo final imi­nen­te. Exi­gem sua aten­ção pri­o­ri­tá­ria. Ex: Resol­ver um pro­ble­ma crí­ti­co de cli­en­te, entre­gar um rela­tó­rio com pra­zo aper­ta­do.

IMPORTANTE, MAS NÃO URGENTE (AGENDE/DECIDA): Este é o qua­dran­te da qua­li­da­de e do pla­ne­ja­men­to estra­té­gi­co. As tare­fas aqui são essen­ci­ais para seus obje­ti­vos de lon­go pra­zo, mas não têm um pra­zo ime­di­a­to. É onde você deve inves­tir a mai­or par­te do seu tem­po para evi­tar que se tor­nem urgen­tes no futu­ro. Ex: Pla­ne­jar pro­je­tos futu­ros, desen­vol­ver novas habi­li­da­des, cons­truir rela­ci­o­na­men­tos.

URGENTE, MAS NÃO IMPORTANTE (DELEGUE): São as inter­rup­ções e as deman­das que pare­cem urgen­tes, mas não con­tri­bu­em sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te para seus obje­ti­vos. Se pos­sí­vel, dele­gue-as. Se não, mini­mi­ze o tem­po gas­to nelas. Ex: Res­pon­der a e‑mails não essen­ci­ais, aten­der a cha­ma­das de roti­na que podem ser fei­tas por outra pes­soa.

NÃO URGENTE E NÃO IMPORTANTE (EXCLUA): Este qua­dran­te é o das dis­tra­ções e per­das de tem­po. Tare­fas aqui devem ser eli­mi­na­das ou fei­tas ape­nas se hou­ver tem­po oci­o­so. Ex: Rola­gem infi­ni­ta em redes soci­ais, reu­niões impro­du­ti­vas.

COLOCANDO A MATRIZ EM PRÁTICA: MENOS ESTRESSE, MAIS RESULTADOS

Ado­tar a Matriz Eise­nhower é mais do que uma téc­ni­ca; é uma mudan­ça de men­ta­li­da­de. Come­ce lis­tan­do todas as suas tare­fas diá­ri­as e, em segui­da, clas­si­fi­que-as em um dos qua­tro qua­dran­tes. Você fica­rá sur­pre­so ao ver como mui­tas das suas “urgên­ci­as” podem ser geren­ci­a­das de for­ma dife­ren­te.

Ao focar no que é impor­tan­te, você não ape­nas reduz o estres­se e a ansi­e­da­de, mas tam­bém pavi­men­ta o cami­nho para uma vida mais pro­du­ti­va, com mais pro­pó­si­to e, aci­ma de tudo, mais tem­po para o que real­men­te impor­ta para você. Come­ce hoje a trans­for­mar sua ges­tão de tem­po e colha os fru­tos de uma vida mais equi­li­bra­da e efi­caz.

PRIORIZE COM SABEDORIA

Saber a dife­ren­ça entre urgen­te e impor­tan­te é mais do que uma ques­tão de orga­ni­za­ção. É uma habi­li­da­de de lide­ran­ça pes­so­al. Quem apren­de a fazer essa dis­tin­ção con­quis­ta mais foco, menos estres­se e mais resul­ta­dos reais.

Refli­ta: Hoje, você está rea­gin­do ao que apa­re­ce ou cons­truin­do o que dese­ja?

Dê o pró­xi­mo pas­so: que tal expe­ri­men­tar essa matriz hoje mes­mo? Sepa­re 10 minu­tos, lis­te suas tare­fas e come­ce a reor­ga­ni­zar sua sema­na — a dife­ren­ça será notá­vel.

Fon­te: #NaPrá­ti­ca / Val­ter Patri­ar­ca

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